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6 características de um bom profissional de atendimento ao cliente



Contratar novos funcionários para fazer parte de uma empresa é uma tarefa minuciosa. Encontrar pessoas com boa qualificação profissional e que se encaixem no perfil da empresa é uma dificuldade comum para todos os responsáveis de RH.

A função fica ainda mais complexa na hora de contratar um bom profissional de atendimento ao cliente, pois os traços mais importantes não podem ser encontrados em papel, apenas na pessoa. Nessa situação, também é necessário levar em conta as características da personalidade do candidato. Aliás, eles serão a principal ponte de contato entre a empresa e os clientes.

Conheça as características mais requisitadas para um profissional de atendimento ao cliente e como identifica-las.

1 – Linguagem formal e escrita incontestável

Falar e escrever o português é um dos principais requisitos para uma vaga de atendimento ao cliente. O profissional deve facilitar a comunicação e passar uma mensagem clara, sem gírias ou palavras com duplo significado, além de se adaptar às conversas mais formais. Para identificar essa qualidade, você poderá pedir uma redação ao candidato e avaliar suas capacidades de escrita e contexto.

2 – Empatia e conhecimento pleno sobre o produto/serviço

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e é uma característica que os profissionais que lidam diretamente com o cliente devem desenvolver. Após entender as questões do consumidor, também é importante que o agente tenha conhecimento pleno sobre o produto ou serviço para oferecer a melhor solução para cada atendimento.

Que tal realizar um teste com o candidato pedindo que ele explique sobre o produto?

3 – Proximidade com a tecnologia

O grande fluxo de trabalho exige que o profissional de atendimento ao cliente saiba lidar com novas tecnologias. Utilizar novos softwares e ferramentas permite um trabalho mais eficiente, pois é possível determinar prioridades e gerar relatórios e índices. Por isso, pergunte e esclareça quais os conhecimentos tecnológicos deste candidato.

4 – Otimismo

Não tem nada mais frustrante do que tentar resolver um problema com uma pessoa pessimista. O profissional de atendimento ao cliente deve ser otimista para enfrentar qualquer dificuldade com confiança e auxiliar o cliente sem medo. Uma dica para identificar essa característica é realizar perguntas como: “Do que você mais se orgulha?” ou “Onde pretende chegar”? As histórias relatadas poderão lhe dar um bom direcionamento, principalmente pela forma que enfrentaram os desafios.

5 – Desejo de aprender e ensinar

Ter vontade de aprender é uma característica que deve ser buscada em todos os profissionais dentro de uma instituição. O empenho em evoluir profissionalmente e cooperar com a empresa faz com que ambos cresçam juntos. Para certificar se o candidato se encaixa à função, pergunte qual foi o último livro que leu e peça para comentar um pouco a respeito. Se ele tiver paciência para ensinar, passará no teste de apoio ao cliente com clareza e atenção. Dessa forma, é possível medir a capacidade de concentração do candidato.

6 – Ética e integridade: as bases do profissional de atendimento

Pessoas com ética e integridade são honestas e tomam atitudes corretas. Profissionais com essas características estarão sempre em busca de resolver os problemas de forma justa e podem ser responsabilizados por suas ações para com os clientes sem preocupações.

Você pode construir uma situação e pedir que o candidato te responda como se fosse o cliente. As capacidades de comunicação e integridade com certeza serão reveladas.

Unir capacidades pessoais e profissionais é a chave para o sucesso. Se você deseja que seus representantes de suporte sejam profissionais que seus clientes adoram conversar, siga nossas dicas e avalie rapidamente as principais características dos candidatos.

Boa sorte!

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