Na administração hoteleira, assim como em outros setores, existem boas práticas que quando aderidas rendem resultados positivos e a permanência do empreendimento de forma rentável e sustentável.
De repente você esteja pensando que quando se trata de um hotel ou pousada de pequeno porte essa questão não tenha tanta influência, o que é um grande engano. Seja qual for o tamanho do seu negócio, a boa gestão é fundamental para atingir o sucesso.
Confira agora algumas dicas simples e totalmente aplicáveis, que farão grande diferença no dia a dia, e também nos resultados do seu hotel.
1. VALORIZE O CAPITAL HUMANO
As pessoas são as peças chave para o bom andamento do negócio. Como diz o empresário Abílio Diniz, “administrar é saber colocar as pessoas certas nos lugares certos”. Essa habilidade de liderança visa trazer motivação aos colaboradores, que por sua vez, apresentam resultados positivos e maior produtividade.
A boa administração hoteleira também deve considerar salários justos e de acordo com o mercado, premiações por tempo de casa e participações nos lucros também motivam e influenciam o rendimento dos profissionais de seu hotel.
2. TENHA PROCESSOS CLAROS E BEM DEFINIDOS
Independente do tamanho, empresas de sucesso são feitas de pessoas (como falamos no tópico anterior), e processos. Eles fazem a “engrenagem”do empreendimento funcionar e deixam seus colaboradores mais seguros ao desenvolver suas atividades. Tudo isso irá refletir também na satisfação de seus clientes. Acredite.
3. INOVE EM SUA ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA
Fique atento às novidades e tendências do mercado hoteleiro. Atualmente existem diverços serviços e ferramentas tecnológicas que poderão facilitar os processos do seu hotel, como um sistema de administração hoteleira online.
4. ACOMPANHE SUA CONCORRÊNCIA DE PERTO
Como já abordamos em outros artigos, conhecer seus concorrentes e monitorá-los de perto é fundamental, seja para ter um parâmetro de seu mercado e também definir ações a serem tomadas para não perder espaço e nem fatia de clientes.
5. INVISTA EM DIVULGAÇÃO
Um hotel ou pousada não é algo que se vê em uma vitrine. Para que as pessoas cheguem até ele é preciso promover e divulgar. Sabendo-se o público que quer atrair para o seu empreendimento, separe um percentual de seus rendimentos para investir em divulgação e busque o meio com maior abrangência e custo / benefício. Monitore, avalie o desempenho e mude caso não haja retorno.
6. OFEREÇA SERVIÇOS AGREGADOS
Faça parcerias com estabelecimentos locais e ofereça serviços agregados como diferencial para seus hóspedes, como por exemplo, desconto em passeios, restaurantes e outros serviços que tragam experiências significativas para eles.
7. PRATIQUE O CONTROLE E ECONOMIZE RECURSOS
Controlar é o mesmo que supervisionar. Nesse caso específico da administração hoteleira, o que estamos sugerindo é o monitoramento e controle das contas, quanto entra e sai de dinheiro do seu caixa. Como é possível economizar para ter maior rentabilidade? Negociar com fornecedores, comprar mais barato e etc. Tudo isso é possível, mas claro, sem deixar cair na qualidade dos serviços prestados aos hóspedes.
8. OUÇA SEMPRE SEU CLIENTE
O cliente, nesse caso os hóspedes, são a razão de seu negócio existir, é para ele que todas as decisões se voltam. Portanto, abra um canal de comunicação, peça sua opinião sobre os vários aspectos que envolvem seu atendimento e tabule isso. Você saberá onde está pecando, ou acertando, e se necessário mudará de estratégia para garantir sempre a satisfação dos seus clientes. Cliente feliz, retorno garantido!
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