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Marketing hoteleiro no Instagram: como arrasar na sua estratégia digital

Atualizado: 31 de mar. de 2019


O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e neste ano chegou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. O marketing hoteleiro deve especial atenção à essa rede social que é, acima de tudo, uma plataforma para compartilhar um estilo de vida.

O potencial da rede social no setor hoteleiro é gigantesco, e cada vez mais hotéis estão usando para se promover. Quando usada de forma criativa e estratégica, a rede social pode ser seu melhor canal de divulgação. Para isso, você precisa se atentar a alguns elementos chave do Instagram:

Perfil do hotel no Instagram

O número de caracteres na descrição, ou biografia, do seu perfil é bem limitado. Pode parecer impossível ter uma descrição boa naquele espaço minúsculo, mas existem formas de otimizar o texto para caber tudo!

Por exemplo, tente substituir termos fáceis de relacionar com imagens por emojis, como telefone seguido do número do hotel, um envelope para email e por aí vai.

Um problema recorrente nas descrições dos hotéis no Instagram é usar o espaço já limitado de caracteres para colocar o site do hotel ou a localização da propriedade. Porém, se você for editar o seu perfil verá já tem locais específicos para essas informações, sem precisar ocupar espaço na bio!

Abaixo, temos um bom exemplo de uma biografia hoteleira no Instagram:

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Outro detalhe desse exemplo é a primeira linha da biografia: “Uma linda pousada no coração de Porto de Galinhas”. Essa é uma frase síntese do que o hotel quer representar para seus hóspedes, e um gatilho mental para o viajante. Logo em seguida, está a chamada para as piscinas naturais. Essa pousada conseguiu comunicar alguns pontos fortes de sua marca em poucos caracteres.

Uma sugestão é o uso de #hashtags personalizados, que vão facilitar a identificar o hotel para quem quiser marcá-lo em uma publicação e a encontrar fotos de hóspedes, após um torneio fotográfico e outras atividades que busquem engajar o público com a marca. Esse tipo de conteúdo é chamado de UGC (User Generated Content), uma forma de marketing gratuito feito pelos próprios clientes.

Instagram Stories para hotelaria

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Talvez você não tenha muita experiência na rede social, mas qualquer usuário assíduo sabe que o primeiro elemento que vemos ao abrir o aplicativo são os Stories. Como essa ferramenta fica no topo do feed, nosso dedo caminha automaticamente para as bolinhas coloridas.

No mundo digital tudo acontece muito rápido e o tempo de atenção de um usuário pode durar apenas segundos. Essa é a duração dos Stories, e por isso que é uma ótima ferramenta para alcançar seus seguidores em uma base diária.

Você pode usá-lo para mostrar um pouco dos bastidores do seu hotel, oferecer descontos e cupons especiais, ofertas de última hora, divulgação de campanhas do hotel, pacotes promocionais, enquetes para engajar o público e muito mais.

Além disso, se o viajante estiver buscando e comparando hotéis no aplicativo, é bem provável que ele não vá visitar todos os perfis que aparecerem nos resultados. No entanto, o que ele vai fazer é assistir aos Stories de todos os hotéis, sem sair da tela principal, e vai escolher o que melhor tiver representadas a cultura e os valores da marca. Feita a escolha, esse potencial hóspede em fim chegará ao seu perfil.

Marketing hoteleiro no Instagram para redes

Para redes hoteleiras, é normal criar um perfil por unidade. Mas isso não significa que a rede como um todo não tenha um usuário próprio. O Instagram da AccorHotels é assim, e as publicações são todos referentes a hotéis da rede, sempre com a localização e @menção do hotel na descrição da foto.

Uma iniciativa da rede são os “ExplorHearts”. A tradução literal dessa expressão significa “explora corações”. Os ExplorHearts são uma equipe de jovens fotógrafos da AccorHotels, escolhidos pelos usuários do Instagram, em uma competição online agosto deste ano.

A ideia é criar uma equipe de fotógrafos com uma visão única e original, para trazer um novo visual a hotéis e destinos incluídos pela marca ao redor do mundo. Os três eleitos estão destacados no perfil da rede, e o viajante pode mostrar seu amor pelas fotos com muuuuitos corações!

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Instagram Direct para promover seu hotel

O envio de mensagens no Instagram não é exclusivo para usuários compartilharem conteúdo entre si. Seu hotel pode, e já deveria, estar usando essa ferramenta para auto promoção. O Instagram Direct é o que o nome diz, direto. É simplesmente muito fácil enviar fotos, links e imagens!

Uma mensagem programada de apresentação é sempre bem vinda. Ao contrário das postagens no feed do Instagram, você pode mandar sem problemas links pelo Direct. Aproveite para enviar o link do site, a página de pacotes especiais de final de ano e outras datas comemorativas ou uma oferta super especial que é a cara do cliente.

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Outro ponto muito importante é que o cliente também pode tirar dúvidas, até mesmo reclamar de algum serviço, pelo reino privado do Direct. Isso significa que seu hotel precisa estar preparado para incluir o Instagram como um novo canal de atendimento.

Nele, se aplica quase todas as regras de ouro de atendimento na hotelaria, e alguns erros que são cometidos em outros canais, como na central telefônica, WhatsApp ou no chat online do site, também podem acontecer na troca de mensagens.

Fonte: https://blog.asksuite.com/2018/10/25/instagram-marketing-hoteleiro/?utm_source=email

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