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Por que é tão importante investir no Marketing Sensorial na Hotelaria?



  • 24 de junho de 2021

  • Epicentro Consultoria

  • Tags: dicasepicentro hotel pousada hostel hotelaria hoteleiro marketing marketingsensorial airbnb hotelfazenda guesthouse bedandbreakfast sebrae somambiente olfato audicao musica visao decoracao designdeexperiencias decoracao arquitetura experiencia tato textura

O que é Marketing Sensorial? É uma estratégia que consiste em estimular os 5 sentidos humanos, despertando nos hóspedes o desejo de consumir produtos ou contratar serviços, a partir de uma experiência agradável sensorialmente. Além de criar vínculo, proporciona personalidade, gera valores de sentimentos, fortalecimento da marca e uma atmosfera benéfica ao fechamento de reservas, vendas de experiências e consumo de produtos da hospedagem. A estratégia se baseia na ideia de que com os sentidos estimulados e engajados, ao entrar na hospedagem, fará com que os hóspedes fiquem mais tempo, o olfato e audição são os primeiros sentidos ativados. O cheiro de um ambiente limpo e aromático, remete ao aconchego e a música ambiente traz a tranquilidade que uma hospedagem precisa, tudo isso alinhado com seu produto hoteleiro conectando imediatamente com seu negócio. A partir dos estímulos aos sentidos, é possível gerar sensações, como a nostalgia, o bem-estar, o desejo, o impulso e a necessidade. Esse processo pode ser desenvolvido de forma conjunta, englobando todos os cinco sentidos humanos ou separados, com a identificação dos mais aderentes de sua hospedagem para a realização de ações. O investimento em marketing sensorial na hotelaria é um grande engajador para uma avaliação positiva, ele está atrelado a trajetória do hóspede, gerando 3 grandes benefícios:

  • Vínculo emocional – a descisão de uma reserva e/ou compra na hospedagem, não é só guiada apenas por escolhas racionais, mas também por aspectos instintivos, subconscientes e emocionais. Com o marketing sensorial, é possível se conectar de forma mais profunda com seu público-alvo, construindo uma experiência que realmente destaque sua hospedagem perante a concorrência. Os vínculos emocionais tendem a ser mais fortes e duradouros, o que pode ser determinante para fidelizar seus hóspedes, ajudá-lo na pós-venda e estimular indicações.

  • Fortalecimento da marca – a ideia central é deixar a marca da hospedagem gravada no inconsciente do hóspede, através de diversos estímulos, desde o aroma, o som ambiente, sabor, cheiros, texturas e outros aspectos que rementem a sua marca, pois fortalece ainda mais sua identidade. Claro que, todas estas ações devem ser planejadas e alinhadas conforme o produto hoteleiro. Para isso temos os parceiros da Epicentro que podem ajudar no desenvolvimento destas ações.

  • Criatividade – ABUSE DA CRIATIVIDADE, reuna seus colaboradores para compartilhar ideias sem medo, este estímulo torna o ambiente mais encantador para os hóspedes, autêtico e eficiente. Muitas ações de marketing sensorial podem ser adotadas com poucos recursos, ou mesmo com coisas que já estão na hospedagem, bastando apenas gerar ideias e colocar a “mão na massa”.

Os hóspedes têm diferenças quanto aos sentidos que mais lhes chamam a atenção, por isso, é importante lembrar que existem diversas formas de interagir a partir do marketing sensorial. Quanto mais sentidos estão envolvidos em sua estratégia, mais oportunidades existem para lembrar aos seus hóspedes que você está disposto a ir além por eles, proporcionando uma experiência que ajuda a reforçar o senso de confiança e familiaridade, bem como um maior conforto durante toda experiência. Nos próximos posts, iremos falar sobre cada sentido poderá ser trabalhada na hotelaria. fontes: @sebrae @_lama.music @lubiancaarquitetos

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