top of page

Você já revisitou seus hábitos de liderança hoje?




Em meus cursos e mentorias, costumo falar sobre os equívocos cometidos por líderes que eu vejo acontecer com mais frequência. Esse assunto é muito importante para todos nós, por isso, para aprofundar mais esse assunto, vou citar aqui para vocês os 5 hábitos destruidores da liderança:


1. Ter resposta para tudo. SEMPRE.

O líder “sabe-tudo” não se dá a oportunidade de ouvir opiniões diferentes. Isso o impede de crescer e, causa um efeito ainda pior: frustra equipes e as impede também de crescer. À medida que seus colaboradores percebem que suas contribuições são anuladas com frequência, dificilmente farão novas sugestões. Com isso, cria-se um círculo vicioso, no qual eles passam a ser apenas executores, e não exercitam o pensar e a busca por soluções criativas.


2. Ser um “líder de escritório”

Esse termo se refere àquele tipo de líder que fica acomodado em suas salas, controlando a operação e execução do seu negócio à distância. O líder de escritório se preocupa, muitas vezes, mais com os painéis de controle do que realmente com o consumidor, que deve sempre ser o centro de todo negócio. O ideal é estar ao lado dos colaboradores que gastam sola de sapato e ouvem o que o cliente quer.


3. Microgerir

O hábito destruidor de microgerir também tem a ver com a capacidade de não preparar seu time o suficiente para tocar as tarefas do dia a dia. Com isso, você não cria confiança no que eles podem entregar. E aí, passa a refazer você mesmo as tarefas, supervisionar demais, e palpitar em assuntos que extrapolam o estratégico, indo a fundo demais em detalhes.


4. Ser arrogante e inacessível

Bons líderes precisam sempre se colocar em posição de aprendizado. Esteja disponível para consultas da sua equipe - sim, eles também precisarão aprender com você -, crie momentos para que eles possam te acionar e demonstre interesse no que eles também têm vontade de falar.


5. Negligenciar metas e resultados

Dar tiro no escuro não adianta nada. Você pode ter uma equipe fantástica, mas se não definir quais suas metas e avaliar os resultados conquistados, você não consegue ter clareza nas demandas. Deixe claro que as metas importam, quais importam e porque elas são importantes.


Em resumo, o bom líder não nasce bom. O bom líder vai melhorando gradualmente suas habilidades, observa o seu comportamento e está constantemente eliminando hábitos destruidores.


E aí, vai revisitar os hábitos da sua liderança hoje?

3 visualizações0 comentário

コメント


Wzap 2.png
bottom of page